Câmara no Bairro inaugura novo formato e reafirma compromisso com a população


A primeira edição de 2025 do programa “Câmara no Bairro”, organizado pelo Legislativo osasquense, marcou uma nova fase da iniciativa, que tem como meta a aproximação entre a Câmara Municipal e a população osasquense. Realizado no último sábado (20) na Fábrica de Cultura 4.0, no Jardim Rochdale, o evento reuniu vereadores, o prefeito Gerson Pessoa (Podemos) e a população do bairro e em um dia marcado por serviços públicos, atividades culturais e diálogo com a comunidade.

O novo formato do programa amplia suas atividades, agora com a oferta de serviços de utilidade pública aos cidadãos, como corte de cabelo, aferição de pressão arterial, exames de glicemia, balcão de empregos, bazar solidário em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), atividades lúdicas para as crianças e tendas de atendimento dos departamentos do Legislativo municipal. Além do FSS, as secretarias municipais de Saúde e de Emprego, Trabalho e Renda foram parceiras do evento. Os serviços foram oferecidos até às 14h30.

O período da tarde foi dedicado à participação mais efetiva dos cidadãos, com a abertura da Tribuna Livre. O mediador foi o presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos), que reforçou o compromisso com a transparência e a escuta ativa e o retorno de todas as perguntas. “Hoje é um dia muito feliz para mim, por ser pioneiro e ver vários cidadãos sendo atendidos. A Câmara Municipal de Osasco é a casa do povo, e tudo que acontece na cidade passa por aqui. O bem do cidadão osasquense é o que prevalece”, declarou.

O prefeito Gerson Pessoa foi o primeiro a falar e destacou as transformações no bairro, como a eliminação de pontos de enchente — ação iniciada na gestão Rogério Lins (Podemos) — e os projetos em andamento, como a finalização das obras de canalização do Braço Morto do Tietê, a entrega de moradias populares, o Parque do Nordestino e melhorias viárias. Pessoa reforçou a parceria com o Legislativo para a entrega de obras aos cidadãos. “Não basta ser prefeito. É preciso ter uma Câmara que entenda a importância dos projetos. E nós temos uma Câmara que trabalha por uma Osasco cada vez melhor”, afirmou.

O jovem Davi Moreira dos Santos pediu a implantação de uma linha de ônibus específica para o Jardim Aliança, um centro especializado para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e um CAPS infantil na Zona Norte de Osasco.

Irmã e principal responsável pelo cuidado de um homem de 50 anos com TEA, Adriana Rocha Siqueira falou da situação do CER II Burjato, que atende pessoas com deficiência e apresenta dificuldades estruturais e falta de vagas. 

Erik Geralducci, o Xuxa, apresentou proposta de projeto para proibir o uso indevido do brasão da Prefeitura por empresas que aplicam golpes. Já as munícipes Clarice dos Santos e Cleiza de Souza participaram com pedidos por escrito, relacionados à infraestrutura e à regularização de CEP.

Os vereadores presentes reforçaram o compromisso com a população e destacaram as melhorias no bairro. Alexandre Capriotti (PL) lembrou que o Rochdale, antes marcado por casas de palafitas e enchentes, hoje recebe investimentos e se transforma em uma área nobre. Batista Comunidade (Avante) pediu a implantação de uma nova unidade de equoterapia e melhorias no Parque do Rochdale, com ampliação do horário de funcionamento até às 20h. Cantor Goleiro (União) solicitou a implantação de um pronto-socorro 24h para a região dos bairros Aliança e Canaã.

Elsa Oliveira (Podemos) destacou a importância de políticas públicas para pessoas com deficiência e pediu um mutirão de neuropediatria. Guilherme Prado (PRD) reforçou o compromisso da Câmara com o desenvolvimento local. Laércio Mendonça (PDT) defendeu a criação de um centro para a terceira idade e melhorias na saúde. Pedrinho Cantagessi (União) citou obras de infraestrutura e o envio de R$ 15 milhões pela Câmara para as obras do Hospital da Criança e do Centro de Especialidades, que vão beneficiar a população de todo o município.

Stephane Rossi (PL) recordou a história do CER II Burjato, criado na gestão de seu avô, o então prefeito Francisco Rossi. Ela reforçou a importância de manter o atendimento às famílias. Já Délbio Teruel (União) enfatizou a importância do “Câmara no Bairro” e do trabalho conjunto entre Legislativo e Executivo.

O presidente Carmônio Bastos encerrou o evento agradecendo às equipes envolvidas e à população.





Fonte: Notícias de Osasco e Região

Acesse outras Postagens Relevantes

Divulgação de afiliado independente.

Você não pode copiar conteúdo desta página