Sabesp vai doar caixas d’água para famílias de baixa renda em Guarulhos e região


Iniciativa da Sabesp beneficia imóveis em áreas vulneráveis que não tem o suporte do equipamento e ficam em áreas altas

A Sabesp anunciou o lançamento do Programa Reserva Certa, uma iniciativa que fará a doação e a instalação gratuita de caixas-d’água em domicílios de famílias de baixa renda da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo principal é auxiliar moradores que não possuem o equipamento a terem uma reserva de água para o consumo do dia-a-dia.

A ação visa garantir uma reserva de água para ocorrências no sistema e, crucialmente, reduzir os impactos da redução de pressão noturna, medida adotada pela Arsesp para a preservação dos mananciais. A Sabesp fará a instalação completa da caixa-d’água, após a necessária vistoria técnica.

Critérios para obtenção de benefícios

O programa será destinado aos moradores que atendam a três critérios cumulativos:

  • Região de atuação: o programa é válido para as cidades da Grande São Paulo operadas pela Sabesp (Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul não estão inclusas).
  • Baixa renda: moradores que estejam cadastrados nas tarifas Vulnerável, Social e Social 2 da Sabesp. Os clientes podem conferir o cadastro na conta de água.
  • Localização: as residências devem estar em áreas mais altas e distantes do sistema de abastecimento, onde a recuperação do fornecimento, após manutenções ou redução de pressão, leva mais tempo.

Haverá uma vistoria prévia para avaliar se o imóvel atende às condições estruturais e de segurança para receber a caixa-d’água. Em caso positivo, a instalação será agendada com o morador.

Processos de instalação passo a passo

Os clientes elegíveis podem solicitar a instalação da caixa-d’água pelos canais de atendimento da Sabesp. O processo é dividido em três etapas:

  1. Verificação de elegibilidade: análise do cadastro na tarifa social e da localização da residência em área alta ou distante do sistema de abastecimento.
  2. Vistoria técnica: para imóveis elegíveis, uma inspeção e um relatório técnico serão realizados em até sete dias corridos. Se a viabilidade for confirmada, a instalação é agendada em até 20 dias corridos após a vistoria.
  3. Instalação da caixa-d’água: a Sabesp executa o serviço e orienta o cliente sobre o uso racional e a manutenção, como a limpeza do reservatório a cada seis meses.

Além de prover a reserva de água, o programa inclui orientações técnicas sobre reservação domiciliar, incentivando a colaboração da população com o uso racional.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil!



Fonte: Guarulhos Web

Acesse outras Postagens Relevantes

Divulgação de afiliado independente.

Você não pode copiar conteúdo desta página